quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Tecnólogos em Petróleo e Gás:

Geralmente quando algo é transformado ou criado, vários boatos são gerados em torno do assunto, e não poderia ser diferente com esse novo Curso Superior.

A maioria das pessoas confunde Curso Técnico com Tecnólogo. Porém existe um abismo enorme entre os dois. Para começar: Curso Técnico (como o próprio nome diz) são CURSOS para formar técnicos-básicos (não menosprezando, claro). Não graduam alunos, tampouco os permitem que façam pós-graduação (que como próprio nome diz vem depois da GRADUAÇÃO, e não de qualquer curso).
Já o Tecnólogo (que vem de TECNOLOGIA e não de TÉCNICO) é um Curso Superior de GRADUAÇÂO. Ou seja, todo Tecnólogo em Petróleo e Gás (ou na área em que atuar), pode fazer uma pós-graduação.

A profissão:

Os Tecnólogos em áreas Petróleo e Gás têm, nas suas diversas denominações de formação, competências voltadas à gerencia, ao monitoramento e à execução de diversas atividades de apoio relacionadas à prospecção, extração, beneficiamento ou produção, armazenagem e comercialização do petróleo e seus derivados. Em sua atuação, o Tecnólogo tem também capacitação para aplicar a legislação do setor, aferir, quando credenciado, a qualidade de produtos, bem como gerenciar situações de emergência, com vistas ao controle de acidentes de trabalho e ambientais desde que tenha a complementar formação legal exigida.
Ao contrário do que pode parecer em um primeiro momento, não existe qualquer conflito ou competição com a carreira tradicional de graduação em Engenharia, que continuará tendo seu espaço, principalmente nas atividades referentes a execução e acompanhamento dos projetos de engenharia (básicos e de detalhamento).
A formação de Tecnólogo em Petróleo e Gás prepara o profissional para o início de carreira em empresas produtoras de petróleo e seus fornecedores de bens e serviços. Dentre as aptidões necessárias para ingressar na área destacam-se o gosto por desafios, inovações tecnológicas e o domínio básico de línguas estrangeiras, além da disposição para trabalhar em ambientes diversos — desde escritórios (projetos) até em campo, como unidades industriais tipo refinarias petroquímicas, e em confinamento no mar (plataformas e navios).

Nenhum comentário:

Postar um comentário